Direitos e Deveres

  • Direitos do Paciente

    1. Conhecer do nome, a categoria profissional, a função e o cargo de quem lhe está prestando assistência.
    2. Ser assegurada a confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à Saúde Pública.
    3. Ter a sua privacidade respeitada ao longo do seu atendimento/internamento.
    4. Ter acesso às informações objetivas e compreensíveis sobre às condutas diagnósticas, terapêuticas, riscos, alternativas de
    tratamento e prognósticos.
    5. Formalmente autorizar um representante legal, ou familiar, para que tenha acesso às informações clínicas, tratamentos e
    prognósticos.
    6. Recusar procedimentos e/ou terapêuticas e revogar consentimentos anteriores.
    7. Solicitar segunda opinião médica.
    8. Não sofrer qualquer espécie de discriminação.
    9. Receber apoio psicológico e religioso quando solicitado.
    10. Receber assistência para o manejo da dor (avaliação, orientação e cuidados).
    11. Requerer em qualquer ocasião as informações de seu prontuário.
    12. Ter acesso às contas referentes às suas despesas particulares.
    13. Ser assegurado os direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90 / Lei nº 8.078, de 11 de setembro
    de 1990.

  • Deveres do Paciente

    1. Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde.
    2. Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.
    3. Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial.
    4. Cumprir os regulamentos da Instituição e preservar os recursos da Instituição e do ecossistema.
    5. Respeitar os direitos dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.
    6. Informar e disponibilizar testamento vital se houver

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