Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Parceria entre Hospital da Bahia e Clínica AMO reforçam combate ao câncer

Nesta quarta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial de Luta contra o Câncer. Para marcar a data, o Hospital da Bahia (HBA) e a Clínica AMO, que oferece serviços especializados para pacientes com a doença, divulgam mais uma opção para atendimento. As unidades de saúde fecharam acordo nesta terça-feira (7) com o objetivo de impulsionar o projeto de oncologia do HBA. 

“Já era um sonho trazer uma grande clínica para o hospital. Agora, o setor de oncologia fica sob o controle da Clínica AMO”, comemora o superintendente-executivo do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinger. O Instituto de Oncologia AMO/Hospital da Bahia já está funcionando desde o dia 1º de abril.

O oncologista da Clínica AMO, Carlos Sampaio, afirma que atualmente os atendimentos estão sendo realizados nas instalações oferecidas pelo próprio hospital, mas a expectativa é de que em, aproximadamente, seis meses uma nova estrutura esteja pronta. “A clínica será implantada separadamente nas dependências do Hospital da Bahia”, explica Sampaio.

O objetivo é que, com a parceria, é mudar o rumo do tratamento para milhares de pessoas, como afirma Marcelo Zollinger: “Vamos atender todos os planos de saúde com que o hospital e a clínica têm contrato. A pretensão, com a efetivação deste acordo, é ter o maior centro de tratamento para pacientes com câncer do Norte e Nordeste”.

Foco
O diretor-executivo da Clínica AMO, Nelson Pestana, reforça a ideia. Ele acrescenta que o objetivo também é implementar uma unidade ambulatorial da clínica dentro do hospital. “Ofereceremos uma gama de especialidades de oncologia. O foco são as consultas médicas especializadas, sobretudo em oncologia e hematologia”, conta Pestana.

Além dos serviços citados, a parceria entre as instituições vai ofertar aos pacientes atenção farmacêutica, nutricional e equipe cirúrgica de oncologia. Nelson Pestana diz, ainda, que “o Hospital da Bahia está forte no mercado e a Clínica AMO está vindo para somar com as pesquisas no âmbito da oncologia”.

Serviços
Marcelo Zollinger ressalta que serão oferecidos à população diversos serviços diferenciados na área, entre eles, o Serviço de Radioterapia do Hospital da Bahia, que terá um dos mais completos e modernos equipamentos do Brasil. Também faz parte do projeto de Oncologia Integrada, uma moderna UTI, com 21 leitos, totalmente dedicada ao tratamento de pacientes com câncer e conjugada a um moderno Centro Cirúrgico com 04 salas destinadas exclusivamente às cirurgias oncológicas.

“Estas inovações dão a dimensão do interesse e imenso esforço do Hospital da Bahia e da Clínica AMO, agora Instituto de Oncologia AMO/Hospital da Bahia, em realizarem um projeto que, certamente, tornará a Bahia um dos mais avançados estados no tratamento desses pacientes do país. Vamos fazer acompanhamento multidisciplinar de pacientes oncológicos e onco-hematológicos internados, totalmente focado no tratamento integrado, além da quimioterapia ambulatorial do câncer para pacientes adultos”, explica Zollinger.

Casos
O oncologista Carlos Sampaio observa que iniciativas como a realização dessa parceria são importantes, pois a Bahia responde por 10% dos casos de câncer do Brasil. “O câncer é, atualmente, a segunda maior causa de morte em todo o país. É um número significante de casos na Bahia”, lembra o especialista.