Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Perguntas Frequentes

As questões mais frequentemente formuladas por pacientes, no processo de agendamento para a realização de exames laboratoriais, encontram-se abaixo, acompanhadas de respostas elucidativas.

Se, ainda assim, persistirem as dúvidas, não hesite em contatar nosso pessoal de atendimento.

Pode interferir sim.  Principalmente na dosagem da Glicose no sangue.

Sugerimos solicitar orientação do seu médico quanto ao jejum no momento em que ele solicitar o exame ou no laboratório quando for agendar a coleta do sangue.

Atividade física intensa pode interferir em alguns exames entre eles na dosagem do CPK e PSA nos homens. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais.

Não. A ingestão de pequena quantidade de água, antes da coleta de sangue ou urina, não quebra o jejum.

É recomendado não ingerir café antes da coleta de sangue. Principalmente para alguns tipos de exames. Sugerimos pedir orientação ao seu médico quando da solicitação do exame.

Sim, em especial o de triglicérides e a dosagem de Gma-GT.  Recomenda-se evitar o uso de álcool na véspera do exame sobretudo se estes exames foram solicitados.

Meios de contraste a base de Iodo podem interferir. Sobretudo nos exames que avaliam a função dos Rins como a Ureia e a Creatinina.

Tem sido recomendado que se colha a primeira urina da manhã desprezando o primeiro jato sobretudo quando vai ser feita a cultura da urina (urocultura). Mas por orientação médica pode ser colhido a qualquer hora do dia.

Nem todos os exames necessitam de jejum.  Você deve observar a orientação do seu médico quanto ao tempo de jejum para os exames solicitados.

Podem sim. Entretanto, alguns deles não. Como, por exemplo, dosagens de cortisol, ferro, ACTH e TSH devem ser realizadas pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia.

Alguns medicamentos podem interferir. Solicite orientação do seu médico e informe ao laboratório sempre as medicações que você está em uso.

Sim, no exame de urina. Por este motivo o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Em casos de urgência, a urina pode ser colhida realizando a assepsia na hora da coleta. Em mulheres com menstruação muito volumosa pode ocorrer a presença de anemia nos resultados do exame de sangue.

Recomenda-se não fumar antes da coleta de sangue.

Não. A suspensão de medicamentos somente poderá ser autorizada pelo médico assistente. Na monitorização de drogas de uso terapêutico, é importante que o paciente informe ao laboratório os nomes dos remédios e horário da última dose tomada.

Não, e nem precisa ser a primeira evacuação do dia.

O primeiro jato urinário carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra e comprometer o resultado do Sumário de Urina e principalmente a Urocultura.

Isso é chamado de hematoma que resulta do extravasamento de sangue para fora da veia. Ocorre em determinadas situações tais como: falta de boa compressão no local da punção, em pacientes com veias finas e delicadas; e naqueles em uso de medicamentos que alteram a coagulação do sangue.