Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Núcleo de Qualidade e Segurança garante mais proteção para pacientes em hospitais

O setor é responsável pela melhoria da qualidade e assistência médica

As instituições de saúde estão mais preocupadas com a segurança do paciente, por isso a implantação de um Núcleo de Qualidade e Segurança (NQS) vem se tornando imprescindível nas instituições hospitalares.

O NQS tem como metas promover cultura de segurança na instituição, colaborar com os setores na construção de indicadores de gestão, assegurar a segurança documental (rotinas, manuais, formulários e protocolos), capacitar colaboradores para ferramentas da qualidade e promover conscientização sobre Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina), promovendo assim os 05 sensos, conhecidos como pilares para qualidade.

O NQS também é responsável pela gestão de protocolos, gestão por processos, identificação de riscos, promoção de medidas de bloqueio para os riscos identificados, avaliação sistemática das barreiras implantadas, classificação de incidentes e monitoramento de eventos e riscos.
“O Núcleo de Qualidade e Segurança direciona a instituição na identificação e gestão de riscos que comprometam a segurança do paciente, visitante, colaborador e meio ambiente”, explicou a enfermeira Olívia Palmeira, responsável pelas atividades do NQS do Hospital da Bahia, que recentemente investiu na implantação do setor para a obtenção da acreditação, sistema que avalia e certifica a qualidade dos serviços de saúde das instituições.

“Essa é uma das mais importantes ações que estamos realizando. Buscaremos dia após dia um aprimoramento da gestão assistencial em segurança e humanização dos nossos processos. Nosso objetivo é criar um ambiente de conforto, segurança e tranquilidade, buscando o que há de melhor para nossos pacientes”, concluiu o superintendente executivo do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinger.