Hospital: (71) 2109-1000 | Centro Médico: (71) 2109-2000contato@hospitaldabahia.com.br

Marcelo Zollinger é eleito pela segunda vez “Empresário do Ano”

Home / Em Destaque / Marcelo Zollinger é eleito pela segunda vez “Empresário do Ano”

O médico e superintendente-executivo do Hospital da Bahia recebe a premiação na 7ª edição do Prêmio Benchmarking Saúde, que acontece no próximo dia 26 de outubro, no Cerimonial Cunha Guedes

Consolidar um projeto hospitalar é missão para poucos e quando este desígnio acontece em um contexto de crise que já se anunciava no ano de 2010, quando o médico Marcelo Zollinger assumiu a superintendência executiva do Hospital da Bahia, apresentava-se, à época, um cenário altamente desfavorável para a implementação de um projeto inovador e arrojado. Mesmo assim, ele persistiu e do resultado alcançado vem o reconhecimento. Mais uma vez, Dr. Marcelo foi lembrado por dirigentes da classe médica, consultores, formadores de opinião, operadoras de planos de saúde, médicos, todo o trade da área de saúde e foi eleito por um júri altamente exigente na categoria “Empresário do Ano”, em 2017, na 7ª edição do Prêmio Benchmarking Saúde, que acontece no próximo dia 26 de outubro, no Cerimonial Cunha Guedes. Ele recebe a honraria pela segunda vez consecutiva.

“A Bahia não poderia em nenhuma hipótese prescindir de um hospital com aquela estrutura física e toda tecnologia médica e assistencial disponibilizada”, lembra Dr. Marcelo, quando assumiu o desafio dentro do cenário de crise. Coube a ele a incumbência de alavancar o projeto do Hospital da Bahia, junto aos outros sócios, o cardiologista Jadelson Andrade, e os administradores, Fernando Rodrigues e Lílian Tombo. Partindo da experiência já promissora em gestão hospitalar, com passagem por algumas unidades de saúde públicas e privadas, chegando à superintendência do Hospital Espanhol, o médico aceitou o convite desafiador do projeto do Hospital da Bahia. As várias conquistas do hospital passam pela atuação, já há sete anos, do médico Marcelo Zollinger na superintendência executiva do hospital, contribuindo com seu jeito aguerrido para a consolidação de um projeto na alta complexidade, que, sobretudo, visa promover uma assistência qualificada em prol da saúde e do bem estar dos seus, cada vez mais, fidelizados pacientes e usuários que passam diariamente pela instituição.

Para o médico Marcelo Zollinger, “a premiação tem muito a ver com a ousadia que tivemos, eu e meus sócios, em manter, a despeito de toda a crise que se falava à época, o nosso projeto estratégico de crescimento e de qualificação assistencial”. De acordo com o gestor e médico, o Hospital da Bahia (HBA) tinha uma vantagem muito grande quando foi fundado, em 2006, pela sua imponência e estrutura, dispondo de uma hotelaria de primeiro mundo. “Particularmente, acredito que encontramos nosso foco de gestão assistencial de alta complexidade e fizemos imensos investimentos, tanto em recursos humanos, como em tecnologia, sempre trabalhando forte para tornar o hospital uma referência assistencial nesta área, e este modelo teve um grande apoio de planos e operadoras de saúde, e,sobretudo, na comunidade médica, o que sem dúvidas alavancou bastante o projeto.

Dentre as ações de gestão promovidas pelo gestor Marcelo Zollinger, no HBA, destacam-se a contratação de um corpo médico altamente credenciado e nomes conhecidos e consolidados em especialidades relevantes da alta complexidade na cidade. “Além de promover a aproximação com os principais planos de saúde e operadoras do nosso estado, conseguimos disponibilizar para os nossos médicos e fornecedores a segurança necessária para todos trabalharem com conforto, satisfação profissional, transparência e motivação”, ressalta Marcelo Zollinger.

A melhora gradativa de todos os serviços prestados pelo hospital ampliou a meta do superintendente de construir um equipamento de alta complexidade e referência em especialidades focos do planejamento estratégico, como cardiologia, neurologia, cirurgia bariátrica, oncologia, traumato-ortopedia e urologia, sendo atualmente uma instituição de grande visibilidade nacional na segurança e qualidade assistencial. Outra conquista foi a Acreditação Hospitalar, tornando a instituição um exemplo na qualidade assistencial e na segurança dos processos assistenciais e, por conseguinte, na segurança e nos cuidados aos pacientes.

Atualmente, a instituição acaba de inaugurar um prédio com 19 andares, já sendo uma das maiores instituições hospitalares privadas do Brasil. Outra ampliação é a da Unidade de Emergência, além da aquisição de um dos mais modernos equipamentos de radioterapia existentes em operação no mundo. Este equipamento consolida o projeto da oncologia, onde o Hospital da Bahia já é uma referência, tornando-o uma das mais qualificadas instituições dedicadas ao tratamento do câncer no Brasil.

Sobre o Gestor Marcelo Zollinger

Formado pela UFBA em 1980, foi pós-graduado em cirurgia laparoscópica e endoscópica pela Universidade of South Carolina, em 1992 e pela University of San Antonio – Texas, em 1984. Atuou durante muito tempo como assistente do professor Fernando Filgueiras, um nome expoente da medicina na Bahia. Pioneiro no Norte-Nordeste no Brasil na realização de cirurgias videolaparoscópicas, o médico computa no seu currículo mais de 8 mil procedimentos cirúrgicos.

Em 2007, tornou-se membro oficial da Federação Internacional de Cirurgia de Obesidade, pela IFSO. É membro titular da Sociedade Americana de Cirurgia Videolaparoscópica – SAGES e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCBM), consagrando–se como cirurgião em excelência em cirurgia Bariátrica e Metabólica pela SRC, em 2017.

No Hospital da Bahia, desde 2010, além de atuar como médico diretor do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, que também ganhou a certificação internacional qualificada como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica em 2016, o médico diuturnamente dedica-se como superintendente executivo na gestão de toda a operação da instituição.

Notícias Recentes
Fale Conosco

Deixe sua dúvida utilizando o formulário abaixo. Para críticas e sugestões utilize o formulário de ouvidoria aqui.

Nomad