Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

História

“A implantação de um moderno conceito de gestão em saúde, apoiado, em sua essência, por profissionais experientes e capacitados a promover o desenvolvimento sustentável, é uma das características marcantes do hospital.”

O Hospital da Bahia inaugurado em 20 de Janeiro de 2006, foi planejado para atender aos novos conceitos de assistência à saúde. A partir de sua concepção, o complexo hospitalar passou a integrar física e virtualmente por meio de avançado sistema de tecnologia de informática, um moderno Centro Médico, Centro de Diagnóstico por Imagem, Medicina Laboratorial, Centro de Hemodinâmica, Unidade de Atendimento de Urgências e Emergências Geral e Ortopédica, Unidades de Terapia Intensiva, Centros de atendimento ambulatorial de Especialidades – Cardiologia, Neurologia, Oncologia, Ortopedia, Obesidade, Urologia, Gastroenterologia, Pneumologia dentre outras e Unidades de Internação. Agrega ao arrojado projeto arquitetônico tecnologia de ponta na área de diagnóstico e de informática com utilização do prontuário eletrônico. O hospital tem ainda como escopo básico de sua assistência a atenção a alta complexidade e o acolhimento de pacientes de forma humanizada.

As equipes médicas e multidisciplinares são formadas tendo por base a qualificação técnica individual e rigorosa observação dos preceitos éticos que regem a instituição. As rotinas e protocolos assistenciais aplicados no Hospital da Bahia foram elaborados observando as melhores evidências científicas internacionais.

O Prontuário Eletrônico implementado de forma pioneira em nosso meio se revela como mais uma estratégia inovadora do hospital.

O IEP – HBA, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia foi concebida com o intuito de implementar ações permanentes de educação médica continuada e pesquisa científica.

A assistência médica qualificada para pacientes de alta complexidade é uma das metas primordiais do Hospital da Bahia, bem definidas nas instalações de Emergência, UTI Geral, UTI Neurológica, UTI Cardíaca e Vascular, e suportadas por equipes altamente especializadas, protocolos bem definidos e avançada tecnologia de diagnóstico.

Em pleno processo de expansão nos dois últimos anos o Hospital da Bahia ampliou o número de leitos oferecidos aos seus pacientes contando no momento com 330 leitos de internação distribuídos entre 201 leitos de apartamentos e enfermarias, 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 63 leitos de unidades Semi-intensiva.

No plano estratégico de expansão da sua estrutura para o ano de 2020 está projetado ampliação e modernização da unidade de Emergência que passará a contar com 60 leitos de atendimento e observação e contará com uma unidade de diagnóstico por imagem integrada (RX, Ultrasom e Tomografia).

Ampliação do Centro Cirúrgico com mais 8 salas de cirurgia para um total de 18 salas, incluindo uma sala híbrida.

Ampliação e modernização do setor de nutrição (cozinha e refeitório).

Ampliação do setor de internação do bloco D com a incorporação do 8o ao 10o andar em um total de mais  leitos 75 leitos o que levará a capacidade total do Hospital da Bahia para um total de 405 leitos hospitalares.

“A celeridade passou a ser uma fundamental exigência da vida moderna. O conceito de integração assistencial, em que o nosso cliente encontra todas as suas necessidades disponibilizadas em um só lugar, sem as habituais peregrinações e desnecessária perda de tempo, é o espelho do nosso modelo de gestão e assistência à saúde.”