Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma ciência da saúde que estuda, trabalha e procura prevenir os distúrbios do sistema estomatognático. O fonoaudiólogo, que exerce atividades hospitalares em sua prática diária, costuma lidar frequentemente com pacientes com distúrbios da deglutição, com dismotilidade esofágica, alterações neurológicas e com distrofias musculares, muitos deles em uso de sondas para alimentação.

O campo de atuação do fonoaudiólogo é cada vez mais abrangente, ao considerarmos a maior longevidade da população e a grande prevalência de indivíduos hospitalizados vítimas de traumatismo crânio-encefálico, acidentes vasculares cerebrais, em pós-operatório de cirurgia neurológica ou de cabeça e pescoço, aqueles em tratamento para o mal de Parkinson, bem como os pacientes que foram submetidos à ventilação mecânica prolongada.

O processo de reabilitação da deglutição é realizado à beira do leito do paciente, em sintonia com os médicos assistentes, destacando-se o pneumologista, neurologista, gastroenterologista, geriatra, pediatra, otorrinolaringologista, radiologista e nutrologo. O esforço conjunto multidisciplinar tem por objetivo permitir que o paciente volte a se alimentar por via oral, de forma funcional, com baixo risco de ocorrerem complicações, sobretudo a broncoaspiração.

O perfil do paciente acompanhado pelo fonoaudiólogo está caracterizado por indivíduos com boca e lábios ressecados, falta de estímulos gustativos e, consequentemente, com a via olfatória comprometida.

A fonoaudiologia avalia as características e os distúrbios da deglutição, sistematizando o tipo, volume e consistência dos alimentos mais adequados para o paciente, que podem ser ministrados com eficácia e segurança.

Para isso são utilizadas avaliações clínicas e exames de investigação, tais como videodeglutograma e videolaringoscopia da deglutição, procedimentos capazes de firmar o diagnóstico e estabelecer o prognóstico.