Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Serviços e Especialidades

Centro de Cardiologia do Hospital da Bahia:

O Centro de Cardiologia do Hospital da Bahia conta com uma equipe de cardiologistas de referência nacional, dedicada à assistência integral ao paciente, desde os diagnósticos mais  simples até situações com alto grau de complexidade.

O Ambulatório do Centro de Cardiologia é moderno, informatizado, integrado e segue protocolos e diretrizes científicas internacionais, disponibilizando especialistas nas subáreas da cardiologia com atendimento diferenciado em: Insuficiência Cardíaca, Dislipidemia primária e avançada, Hipertensão Arterial, Cardio-oncologia, arritmologia, Cardiologia do Esporte, Angina refratária e Cardiologia geral.

O Setor de Exames Diagnósticos não invasivos do Centro de Cardiologia é completo e disponibiliza aos seus pacientes: Eletrocardiograma, MAPA, HOLTER, Teste Ergométrico, Ecocardiograma Transtorácico e Transesofágico 3D, Cintilografia Miocárdica, Angiotomografia das Artérias Coronárias e Ressonância Nuclear Magnética do Coração.

Atendimento de Emergência 24 horas em cardiologia, com protocolos institucionais muito bem definidos para atendimento das Síndromes Coronarianas Agudas (angina e infarto agudo do miocárdio), serviço de hemodinâmica integrado a UTI cardíaca  e angioplastia primária.

O Centro de Cardiologia conta ainda com UTI cardíaca com 20 leitos e serviço de hemodinâmica certificado com Selo Diamante, dedicado exclusivamente à unidade e altamente qualificado para a intervenção percutânea em doença coronária, arritmias cardíacas e doenças estruturais do coração (Congênitas, TAVI, Mitraclip)

Complementa as ações do Centro de Cardiologia, a cirurgia cardíaca que apresenta resultados de excelente padrão, incluindo a realização de cirurgia minimamente invasiva.

O Centro Integrado de Diagnóstico por Imagem DELFIN / HOSPITAL DA BAHIA (CDI)

Em parceria com a Clínica Delfin, um dos mais respeitáveis e tradicionais centros de diagnóstico por imagem do Estado da Bahia, que integra o Grupo Alliar, foi criado o Centro Integrado de Diagnóstico por Imagem Delfin / Hospital da Bahia. Formado por equipamentos com tecnologia de ponta, disponibiliza aos seus pacientes todos os métodos de diagnóstico por imagem, desde a Radiologia Convencional, Ultrassonografia, Tomografia computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética de última geração.

Os médicos radiologistas que compõem o corpo clínico do centro de imagem são altamente qualificados nas diversas áreas de atuação do centro, com títulos de especialização em imagem e medicina diagnóstica por imagem.

O Centro de Imagem, além do atendimento de pacientes externos, oferece suporte aos pacientes internados, através do prontuário eletrônico, com agilidade de resultados, permanecendo disponível para o corpo clínico do hospital, 24 horas.

Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica Dr. Marcelo Zollinger:

O Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia, criado pelo cirurgião Marcelo Zollinger, tem como característica primordial prestar um atendimento multidisciplinar completo no diagnóstico, acompanhamento clínico e tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, obedecendo rigorosamente a protocolos e diretrizes internacionais na abordagem dos seus pacientes.

Contando com o apoio e a disponibilidade de toda a estrutura do Hospital da Bahia, para atendimento e conforto ao paciente com obesidade, o Núcleo de Obesidade se destaca por oferecer aos seus clientes um suporte hospitalar de referência em alta complexidade, conferindo segurança e excelência de resultados no intra e pós-operatório, o que o distingue de outros serviços por ter uma atuação integrada e institucional.

Atendendo ao conceito internacional de assistência multidisciplinar ao paciente com obesidade mórbida, o Núcleo oferece atendimento integrado, com profissionais qualificados nas diversas áreas de atenção: médicos endocrinologistas, nutrólogos especializados, psicólogos, fisioterapeutas e acompanhamento clínico continuado. Estas características conferiram ao Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia – dirigido pelo Dr. Marcelo Zollinger, referência nacional e internacional, recebendo dupla certificação internacional como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica – SRC – Surgical Review Corporation e Cirurgião de Excelência para o Dr. Marcelo Zollinger.

Centro de Gastroenterologia do Hospital da Bahia

O Centro de Gastroenterologia do Hospital da Bahia é formado por médicos gastroenterologistas com qualificação científica de excelência na especialidade, atendendo pacientes com problemas ligados ao aparelho digestivo em consultas eletivas, no ambulatório de gastroenterologia do hospial.

No Centro de Diagnóstico de doenças do aparelho digestivo do hospital, são realizados procedimentos de diagnóstico e tratamento destas doenças, incluindo terapias endoscópicas por equipe médica especializada e altamente qualificada na realização destes procedimentos.

Dentre estes procedimentos destacam-se:

Diagnóstico: Endoscopia Digestiva, Colonoscopia, Rectosigmoidoscopia, Ultrassonografia Endoscópica (ECO Endoscopia)

Tratamento: Ressecção Endoscópica de Tumores, CPRE, Gastrostomia, Colocação de Próteses via Endoscópica no Aparelho Digestivo, Dilatação Endoscópica de Estenoses de Segmentos do Aparelho Digestivo.

Centro de Neurologia do Hospital da Bahia e Instituto do Cérebro do Hospital da Bahia

O Centro de Neurologia do Hospital da Bahia, que integra o Instituto do Cérebro do Hospital da Bahia, é referência em atendimento na especialidade de Neurologia no Estado. Disponibiliza aos pacientes, infraestrutura completa para assistência de alta complexidade ao paciente com Doença Cerebrovascular Aguda, integrando diversos setores.

Atendimento de emergência com sobreaviso, composta por intensivistas com especialização em Neurologia, altamente qualificados, atuando 24 horas, seguindo protocolos internacionais para diagnóstico e tratamento do AVC em tempo hábil, condição essencial para o enfrentamento de uma das mais recorrentes causas de morte e incapacidade funcional no Brasil.

A UTI Neurológica conta com 20 leitos humanizados e serviço de hemodinâmica exclusivo para a unidade, o que se reverte em um grande diferencial do Hospital da Bahia, permitindo a realização de neurocirurgias intervencionistas de urgência, com equipamentos de última geração, salvando vidas e evitando sequelas neurológicas.

Centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta para cirurgias neurológicas, com microscopia de alta resolução, equipamentos para neuronavegação, cirurgia de epilepsia e radiocirurgia.

Centro Integrado de Oncologia AMO / Hospital da Bahia

Em parceria com a Clínica AMO, referência em atendimento na especialidade de Oncologia na Bahia e no Brasil, foi criado o Instituto Integrado de Oncologia – AMO/HOSPITAL DA BAHIA, que se transformou em um dos pilares do atendimento oncológico de excelência e de alta complexidade da instituição.

Atendendo ao conceito internacional de assistência completa na especialidade de oncologia, o Centro disponibiliza atendimento ambulatorial em consultórios modernos e humanizados, com especialistas nas diversas áreas de apresentação da doença oncológica, atrelado aos serviços de quimioterapia ambulatorial e radioterapia, incluindo uma área dedicada a internação hospitalar.

O Centro de Diagnóstico por imagem conta com equipamentos de ponta e alta tecnologia de imagem para diagnóstico e acompanhamento do tratamento oncológico, como: tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, ultrassonografia e medicina nuclear.

O corpo clínico conta com cerca de 50 médicos oncologistas que prestam assistência clínico oncológica diariamente aos pacientes internados, com especialização nas diversas formas de apresentação das doenças oncológicas. A cirurgia oncológica tem a sua disposição salas cirúrgicas equipadas e preparadas para realização, desde cirurgias de pequeno porte, até as cirurgias mais complexas, conduzidas por cirurgiões oncológicos altamente qualificados.

Centro Integrado de Ortopedia e Traumatologia – ORTOPED / HOSPITAL DA BAHIA

Em parceria com a Clínica ORTOPED, referência nas últimas décadas em assistência médica na área de ortopedia no Estado da Bahia, foi criado o Centro Integrado de Ortopedia e Traumatologia – ORTOPED/HOSPITAL DA BAHIA, que oferece aos seus pacientes o mais completo e moderno serviço de ortopedia do estado, com atuação em todas as subespecialidades do atendimento em traumato/ortopedia.

O Centro dispõe de atendimento ambulatorial em consultórios integrados, oferecendo consultas em todas as áreas de atuação da ortopedia, tais como: coluna, ombros, joelhos mãos e pés, com especialistas altamente qualificados e especializados nestas diversas áreas.

A emergência ortopédica 24 horas é um dos diferenciais do Centro de Ortopedia do Hospital da Bahia, dispondo de salas de atendimento de urgência ortopédica, com médicos ortopedistas de plantão 24 horas. É capacitada para o atendimento de casos de pequena e grande complexidade, como politraumas e fraturas diversas. Também conta com o suporte de toda a estrutura da alta complexidade que o Hospital da Bahia oferece, não só com o seu Centro de Diagnóstico de Imagem completo, bem como da emergência geral, UTI e centro cirúrgico igualmente disponíveis por 24 horas.

O Centro Cirúrgico do Hospital da Bahia está equipado com tecnologia de ponta para oferecer aos ortopedistas suporte para casos de grande complexidade, como cirurgia de politraumas, fraturas complexas, cirurgias de coluna, ortopróteses de quadril e joelho, dentre outras.

Centro de Radioterapia do Hospital da Bahia

Complementando o princípio de assistência oncológica integrada, o Hospital da Bahia tomou uma importante decisão: tornar disponível a mais avançada tecnologia no momento para o tratamento dos pacientes portadores de câncer com indicação de radioterapia. Para atingir este objetivo, foi implantado o Centro de Radioterapia com acelerador linear modelo Versa, fabricado pela Elektra, um dos mais modernos do mundo na atualidade.

A avançada tecnologia utilizada por este equipamento permite tratamentos rápidos, com altas taxas de doses, reduzindo o tempo em até 60% em relação a outros aparelhos.

Permite, ainda, o tratamento de tumores de difícil acesso através da radiocirurgia, que usa vários campos de irradiação muito pequenos, com até 5 mm de diâmetro, em diferentes ângulos. À frente deste equipamento estará uma qualificada equipe de médicos radio- oncologistas, físicos e tecnólogos, colocando o Hospital da Bahia na fronteira do conhecimento e tratamento do câncer, na Bahia e no Brasil.

Emergência 24h

O Setor de Emergência do Hospital da Bahia está disponível 24 horas para atendimento aos pacientes. Preparado e equipado para atender situações de urgência em todos os níveis, desde casos simples como infecções do trato respiratório e urinário, desidratação, viroses até casos de alta complexidade, a exemplo de Acidente Vascular Cerebral, Infarto Agudo do Miocárdio, Politraumas, Abdome Agudo, Trombo Embolismo Pulmonar, Aneurismas Dissecantes da Aorta, Traumatismo Craniano, Aneurismas Cerebrais, dentre outros.

Tem por diferencial, equipes de sobreaviso 24 horas nas diversas especialidades que compõem o corpo clínico do Hospital da Bahia, a exemplo da cardiologia, neurologia, cirurgia geral, ortopedia, urologia, dentre outras. Complementando a emergência geral, o hospital disponibiliza em setores específicos e individualizados o atendimento em emergência ortopédica e oftalmológica 24 horas.

Os atendimentos na Emergência do Hospital da Bahia, sobretudo dos casos mais complexos, são regidos por rígidos protocolos assistenciais, construídos de acordo com as melhores evidências científicas da atualidade sobre o assunto. Ainda faz parte das ações da Emergência oferecer suporte aos pacientes que chegam ao heliponto do Hospital da Bahia, trazendo com rapidez e agilidade pacientes graves de diversos pontos da região metropolitana de Salvador e de todo o interior do estado.

As equipes médicas que atuam no setor da Emergência do Hospital da Bahia têm a sua disposição, 24 horas, laboratório de análises clínicas, completo serviço de imagem, hemodinâmica e centro cirúrgico, conferindo segurança, eficiência e agilidade na condução dos pacientes, sobretudo nos casos mais graves e complexos.

Centro de Urologia do Hospital da Bahia

O Centro de Urologia do Hospital da Bahia tem por definição estar capacitado para atender a todas as necessidades dos pacientes que precisam de assistência urológica em todos os níveis. Formado por urologistas renomados, professores universitários, oferece atendimento urológico, quer na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de alto nível.

As consultas na especialidade de urologia são realizadas em consultórios integrados por diversos especialistas, contemplando todas as necessidades dos pacientes que buscam assistência urológica.

O Centro de Urologia mantém de sobreaviso 24 horas o setor de emergência do Hospital da Bahia para o atendimento imediato dos casos agudos como: urolitíase, uropatia obstrutiva, hemorragias ureterais, retenção urinária, dentre outras urgências da especialidade.

O Centro Cirúrgico conta com tecnologia de ponta para realização de cirurgias urológicas através de videolaparoscopia, cirurgia a laser, câncer urológico e litíase renal.

Centro Cirúrgico do Hospital da Bahia

O Centro cirúrgico do Hospital da Bahia conta no momento com sete salas cirúrgica e está plenamente equipada para realizar desde cirurgias de pequeno port até cirurgias de alta complexidade como a Cirurgias Cardíacas, e Vasculares Cirurgias Neurológicas, Cirurgias Oncológicas, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia de Politraumas, Traumatismo Crânio Encefálico, Cirurgia Geral em Pacientes agudos etc. O Centro Cirúrgico equipado com tecnologia de ponta para atender as necessidades das equipes cirúrgicas nas suas diversas áreas de atuação contribuindo em muito para o resultado dos procedimentos cirúrgicos sobretudo os de alta complexidade. Dentre estes equipamento encontram-se a microscopia de alta resolução, equipamentos para neuronavegação, cirurgia de epilepsia e radiocirurgia.

Centro Integrado  Imagepat / Hospital da Bahia

Em parceria com o Laboratório de Patologia Clínica Imagepat,  um laboratório  de referência em exames de  Anatomo Patologia  na Bahia, foi criado o  Centro Integrado  Imagepat Laboratório de Anatomia Patológica/Hospital da Bahia, que disponibiliza técnicas avançadas de diagnóstico com agilidade, mobilidade, segurança e  excelência. O Imagepat utiliza equipamentos e métodos de última geração para realização de exames Anátomo Patológicos convencionais (histopatológicos) citopatologia e Imunohistoquímicos. Tem ainda como diferencial a realização de Imunofluorescência em Biópsia de Rim e de Pele e estudos molecular para detecção de HPV

No Hospital da Bahia o Imagepat disponibiliza equipe técnica qualificada para realização de exames de congelação intraoperatória.

Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (IEP-HBA)

Texto: O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (IEP-HBA), tem por finalidade ser um centro de atividades científicas, pesquisa e educação continuada. O IEP-HBA está conectado com grandes centros de pesquisa do Brasil e do mundo. Participando ativamente de estudos clínicos internacionais, com excelente desempenho em vários destes estudos.

Mantém relação científica com grandes instituições nacionais e internacionais, como o Hospital do Coração, Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Oswaldo Cruz, além de parcerias firmadas com a Escola Bahiana de Medicina, Universidade Federal da Bahia e Universidade de Lisboa.

O IEP–HBA desenvolve, aplica e acompanha os protocolos assistenciais para diversas especialidades do HBA, transformando-se em um importante vetor para a avaliação das certificações nacionais e internacionais.

O programa de educação continuada desenvolvido pelo IEP–HBA tem relevante contribuição para o aprimoramento e atualização científica do corpo clínico do Hospital da Bahia. O programa de residência médica em cardiologia certificado pelo Ministério da Educação – (MEC), traz relevante contribuição para a renovação do corpo clínico do hospital.