Hospital: (71) 2109-1000 | Centro Médico: (71) 2109-2000contato@hospitaldabahia.com.br

Serviço Social

Home / Institucional / Corpo Técnico / Serviço Social

Assistência Social é uma política pública regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS – prevista na Constituição Federal de 1988, formando o tripé da Seguridade Social (Assistência, Previdência e Saúde), estabelecida como dever do Estado e direito do cidadão. É um campo de atuação dos Assistentes Sociais nas esferas federal, estadual e municipal.

Serviço Social, por seu turno, é a profissão de nível superior, regulamentada pela Lei Federal 8.662/93, revista pela Lei Federal 3.252/57, que requer diploma de graduação em Serviço Social, em faculdade de ensino de nível superior reconhecida no País. Cabe a esse profissional zelar pelo cumprimento dos preceitos que emanam do Código de Ética, considerando-se a defesa dos Direitos Humanos, a eqüidade e a justiça social, bem como a qualidade e o direito aos serviços de saúde. No seu vasto campo de atuação pode-se destacar: as instituições privadas e públicas; empresas e organizações não-governamentais; nas áreas da saúde, educação, previdência social, habitação e assistência social. Exerce estratégias preventivas, quando orienta o paciente e seus familiares quanto à melhor utilização dos serviços de saúde; atuação terapêutica ou de ajuda, ao atender às necessidades humanas básicas; e função promocional, ao catalisar o desenvolvimento e a capacitação do indivíduo.

O Hospital da Bahia conta com uma profissional e uma estagiária do Serviço Social, que prestam atendimento na Unidade de Emergência e nos setores de internamento, voltadas para o paciente e seus familiares, com o objetivo de implementar ações capazes de solucionar problemas de ordem social, passíveis de interferir na assistência e na recuperação da saúde do enfermo. O Serviço Social atua por meio de entrevistas, acompanhamento, encaminhamento, orientação, esclarecimento, ouvidoria e intermediação entre os prestadores de assistência à saúde e as fontes pagadoras. Tem atuação destacada nos casos de pacientes candidatos à internação domiciliar, no sistema home-care. Integra a equipe multidisciplinar de saúde em reuniões e discussões de casos clínicos, quando a intervenção social é de fundamental importância na reinserção do indivíduo no seio familiar e no convívio social.

Fale Conosco

Deixe sua dúvida utilizando o formulário abaixo. Para críticas e sugestões utilize o formulário de ouvidoria aqui.

Nomad