Hospital: (71) 2109-1000 | Centro Médico: (71) 2109-2000contato@hospitaldabahia.com.br

Farmácia

O medicamento é peça fundamental da terapia curativa e dos cuidados paliativos direcionados aos clientes de saúde. O Farmacêutico Hospitalar é o profissional que, habilitado com o grau de especialista, é responsável pelos processos que envolvem os medicamentos no contexto hospitalar.

Em face da natureza e especificidade de suas funções, o farmacêutico hospitalar integra de forma efetiva as equipes multidisciplinares de cuidados prestados à saúde. Suas principais atribuições no âmbito hospitalar compreendem: organização e gestão, distribuição e informação, farmacotécnica, controle de qualidade, farmacovigilância, ensaios clínicos em meio hospitalar, farmacocinética, radiofarmácia, atividades complementares da designada farmácia clínica e cuidados farmacêuticos.

A Farmácia do Hospital da Bahia funciona todos os dias em tempo integral. Atende e abastece a todo o hospital com materiais e medicamentos. Tem por objetivo assistir aos clientes com presteza e atenção. Para tanto, a equipe possui farmacêuticos que sempre procuram oferecer o que há de melhor em medicamentos, assegurando assim, uma base sólida para o uso racional dos mesmos, em harmonia com critérios técnico-científicos bem estabelecidos.

Assim, foi implantada a distribuição individualizada de medicamentos por horário, ou seja, todos os medicamentos prescritos são distribuídos por paciente e por horário de administração, proporcionando qualidade e segurança na assistência do Corpo Clínico aos nossos pacientes.

Juntamente com um sistema informatizado e de código de barras, as informações dos medicamentos e materiais a serem dispensados são processadas em tempo real e de forma on-line para todos os nossos clientes (médicos, enfermeiros e faturamento).

O hospital conta com um sistema de comunicação (envio de produtos) por correio pneumático, com o qual é possível enviar, em até três minutos, os itens desejados para qualquer localização do hospital.

A Farmácia Central e a CAF (Central de Abastecimento Farmacêutica) são responsáveis pela integridade e qualidade dos medicamentos e materiais médico-hospitalares oferecidos aos nossos pacientes.

Todas as Farmácias Satélites, subordinadas à administração da Farmácia Central, encontram-se distribuídas estrategicamente nos seguintes setores: Unidades de Terapia Intensiva (Geral e Cardiovascular), Centro Cirúrgico, Hemodinâmica e Emergência.

Possui uma divisão física moderna e esteticamente diferenciada, contando com toda a infra-estrutura necessária para que seja possível atender aos clientes com qualidade e segurança. Acha-se dividida em áreas de recebimento, dispensação, e de armazenamento adequados; sala de fracionamento de medicamentos líquidos orais; e sala de fracionamento de medicamentos sólidos.

O Serviço de Farmácia do Hospital da Bahia conta os melhores profissionais da área visando o melhor atendimento farmacêutico aos seus pacientes.

Fale Conosco

Deixe sua dúvida utilizando o formulário abaixo. Para críticas e sugestões utilize o formulário de ouvidoria aqui.

Nomad