Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

IEP- Hospital da Bahia forma mais uma turma do Curso de Ecografia em Medicina Intensiva e Emergência (ECHOMINE)

Mais qualificados e capazes de fazer diagnóstico mais rápido e preciso.

É assim que dezenas de médicos estão após a conclusão do 4º Curso de Ecografia em Medicina Intensiva e Emergência (ECHOMINE) promovido, entre os dias 20 e 21 de maio, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (IEP-HBA), coordenado pela Drª Marianna Andrade.

A capacitação consiste numa imersão de ultrassonografia para médicos que atendem pacientes graves em ambiente pré-hospitalar, emergência e unidades de terapia intensiva. Entre outros temas, o curso tratou sobre: Insuficiência Respiratória, Estado de Choque, Trauma, Insuficiência Cardíaca, Quadro de Coma Neurológico e auxílio nos procedimentos invasivos.

“Este é o quarto curso do tema e isso representa o quanto o IEP está na vanguarda neste na Bahia e no Norte Nordeste. Na Bahia é o pioneiro e se mantém como único hospital com tal curso. Ademais em termos de Brasil, nenhum dos cursos realizados em outros estados oferece a oportunidade dos alunos interagirem com o instrutor diante de um paciente na UTI em tempo real usando Telemedicina”, explica o médico intensivista Julio Neves, um dos instrutores do ECHOMINE.

Júlio destaca ainda as vantagens do método ensinado no curso. “O Ultra Som (US) é uma extensão do exame físico normal, mas com uma sensibilidade extrema. Comparando com o estetoscópio, no qual se ouve o som, no US o médico vê o som na tela do equipamento. Existe uma tendência mundial para o uso generalizado, pois os equipamentos estão cada vez mais portáteis”, afirma.

Além de Júlio Neves, os médicos Max Pittacini e Dimitri Gusmão também fazem parte do corpo de profissionais (instrutores) capacitados a passar conhecimentos nessa área, ambos são especializados em Medicina Intensiva e tiveram formação no método em cursos no exterior, na França e na Bélgica.

Marianna Andrade, médica e presidente do IEP-HBA, considera este tipo de atividade extremamente relevante para a qualificação do corpo clínico do Hospital da Bahia com reflexos na progressiva melhoria da assistência médica do hospital.

Qualquer profissional médico está habilitado a fazer o ECHOMINE. A previsão de abertura da próxima turma é para o final do segundo semestre deste ano. Os interessados podem fazer as inscrições através do e-mail: iep@hospitaldabahia.com.br, pelo telefone (71) 2109-1224 ou através do site do website do IEP.

 

 

TURMA ECHOMINE

 

 

CARTAZ ECHOMINE