IEP – HBA dinamiza o Ensino, Pesquisa e inicia a pós Graduação no Hospital da Bahia

“O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (IEP-HBA), coordenado pela Dra. Marianna Andrade é responsável pelo Educação Continuada, Pesquisa e Pós Graduação do Hospital”

P – Qual a importância do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) para o Hospital da Bahia?

R – O IEP tem como filosofia promover ações educativas para os profissionais de saúde que trabalham no hospital, além de desenvolver pesquisas clínicas relevantes.

P – O que é o projeto de “Educação Continuada”?

R – É um programa de aulas e sessões clínicas com temas de diferentes especialidades que têm como objetivo ensinar e atualizar continuamente os profissionais de saúde do Hospital da Bahia. Essas aulas e sessões ocorrem durante todo o ano, com regularidade semanal e mensal.

P – Quais são os trabalhos realizados pelo IEP que podem ser destacados?

R – Além do projeto e Educação Continuada, o IEP possui dois outros projetos: desenvolvimento e execução de pesquisas clínicas (estudos locais, nacionais e internacionais) e o programa de residência médica em cardiologia que se iniciará em 2015.

P – O Instituto tem alguma pesquisa em andamento? Qual é o foco e que tipos de resultados pretende obter?

R – Atualmente temos nove pesquisas multicêntricas em andamento (nacionais e internacionais) com foco principal em cardiologia, neurologia e angiologia. Em 2015 iniciaremos pesquisas também na área de infectologia. Além isso, elaboramos e executamos pesquisas locais na área de cardiologia. Cada uma das pesquisas desenvolvidas tem um resultado esperado, dentre eles, avaliar o benefício de novas medicações, novas aplicações para medicações já utilizadas em outros cenários, entre outras.

P – Quais as novidades e projetos previstos para o ano de 2015?

R – A principal novidade é o início do programa de residência médica em cardiologia, aprovado pelo MEC. Além disso, continuaremos com o projeto de educar e produzir ciência.

Postagens Recentes