IEP do Hospital da Bahia é referência nos estudos de ISCHEMIA e ISCHEMIA CKD

O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (IEP- HBA) é um dos centros de pesquisa participantes dos estudos clínicos randomizados multicêntricos ISCHEMIA e ISCHEMIA CKD, conduzidos pela New York University.

O objetivo desses estudos é o de comparar duas estratégias iniciais de tratamento (medicamentoso otimizado isolado x terapia de revascularização percutânea ou cirúrgica), em pacientes com doença arterial coronariana e documentação de isquemia miocárdica significativa. No estudo CKD, são incluídos apenas pacientes portadores de doença renal crônica avançada. “Quanto maior a representatividade dos nossos pacientes nesses estudos pivotais, maior a aplicabilidade dos seus resultados na nossa população”, explica a cardiologista Marianna Andrade, coordenadora do Centro de Cardiologia do Hospital da Bahia, presidente do IEP-HBA e investigadora principal do estudo.

A equipe multiprofissional do IEP-HBA, que vem se destacando no estudo ISCHEMIA CKD como um dos principais centros brasileiros, sendo nesse o “Top Recruiter”, conta com o apoio do Serviço de Cardiologia do Hospital da Bahia para a seleção e acompanhamento desses pacientes.

Postagens Recentes