Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Hospital da Bahia realiza curso de Avaliador Interno do Sistema ONA

Com o objetivo de capacitar profissionais da área de saúde para uma gestão voltada para processos, qualidade e segurança assistencial, o Hospital da Bahia vai sediar o curso de Avaliador Interno do Sistema ONA (Organização Nacional de Acreditação). O curso, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), terá carga horária de 16h e ocorrerá no Hospital da Bahia entre os dias 9 e 10 de abril, das 08h30 às 17h30.
 
Foram disponibilizadas 53 vagas para profissionais de diversas instituições de saúde, sendo que destas, 18 são para médicos, enfermeiros, gestores da qualidade, administradores, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, engenheiros e fonoaudiólogos do Hospital da Bahia.
 
Durante o curso serão abordados temas como:

• Sistema Brasileiro de Acreditação
• Atuação do Avaliador
• Coleta de informações e análise crítica de evidências
• Como é realizado um diagnóstico Organizacional
• Certificação e Manutenção
• Fundamentos da Acreditação e Dimensões da Qualidade
• Gerenciamento de Protocolos Multiprofissionais
• Níveis da Certificação (N1 Segurança, N2 Gestão Integrada, N3 Excelência em Gestão)
• Busca de evidências nas subseções do Manual ONA (MA1 Gestão e Liderança, MA2 Atenção ao Paciente, MA3 Diagnóstico e Terapêutica, MA4 Apoio Técnico, MA5 Abastecimento e Apoio Logístico).
 
“Esse curso possibilita a interação entre os profissionais de saúde e a troca de experiência, o que o torna o evento mais rico do ponto de vista de informações agregadas”, ressaltou a enfermeira Olívia Palmeira, responsável pelo Núcleo de Segurança e Qualidade do Hospital da Bahia.
 
Segundo Olivia, o curso obteve excelente adesão, com encerramento de vagas um mês antes da sua realização. “O desejo de capacitar os nossos funcionários para metodologia ONA faz parte do principal objetivo da Diretoria do Hospital da Bahia, que é priorizar a qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos pacientes usuários do nosso serviço”, completa.
 
Esta é a primeira edição do curso na Bahia, realizado pela instituição acreditadora IBES, que oferecerá ao final do curso aos que concluírem certificado de avaliador interno da ONA.