Hospital da Bahia inaugura o novo Centro de Cardiologia

Evento contou com palestra de Fernando Bacal, chefe do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplantes do INCOR- SP e do Hospital Albert  Einstein-SP

O professor Fernando Bacal, uma das grandes referências no Brasil com distinção internacional em insuficiência cardíaca e transplantes de coração, foi o palestrante convidado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (IEP-HBA), para proferir uma conferência durante a inauguração do novo Centro de Cardiologia da instituição. O evento, realizado no último dia 5, teve como tema “Novas Terapias da Insuficiência Cardíaca Avançada: Do Entresto ao Transplante de Coração”.

A sessão ocorreu no auditório Jorge Torreão e contou com a presença de grande número de cardiologistas do corpo clinico do hospital e de diversas outras instituições hospitalares da cidade de Salvador. O Superintendente do Hospital da Bahia e Diretor do Serviço de Cardiologia, Jadelson Andrade, procedeu a abertura da sessão que foi coordenada por Marianna Andrade presidente do IEP-HBA. 

Na sua conferência, Fernando Bacal destacou a posição de liderança  que o Brasil tem hoje no cenário de transplantes do coração em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Ele explicou que este panorama se deve a diversos serviços de referência no Brasil, liderado pelo Estado de São Paulo, com destaque para os programas de transplante do INCOR – SP e do Hospital Albert Einstein, além de outros estados a exemplo de Minas Gerais e do Ceará. 

Após palestra inicial. foi apresentado um caso clinico real do Hospital da Bahia,  para ilustrar o tema ao que se seguiram os debates com a participação de Fernando Bacal e dois médicos cardiologistas convidados, especialistas em Insuficiência Cardíaca: Marcos Andrade, do Hospital Santa Isabel, e Paula Monteiro, integrante do centro de cardiologia do  Hospital da Bahia.

Marianna Andrade, que coordenou os debates após a apresentação do caso clinico, afirmou que “este modelo de sessão clinica adotado pelo IEP-HBA permite uma grande interatividade com os cardiologistas presentes na plateia com ganhos de conhecimento para todos que é o objetivo primário do evento”.

 

Novo Centro de Cardiologia

A sessão foi um marco da inauguração do novo Centro de Cardiologia do Hospital da Bahia, com novas salas de consultório, atendimento em subespecialidades da cardiologia a exemplo da dislipidemia primaria, arritmologia, angina refratária, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, cardiooncologia e serviços de apoio integrado como ecocardiografia, teste ergométrico, ECG, HOLTTER, MAPA, entre outros

Postagens Recentes