Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Hospital da Bahia debate desafio da obesidade

Obesidade atinge cerca de 50% da população do Nordeste e a Bahia segue a média regional apresentada pelo IBGE

Para comemorar a dupla certificação internacional do Hospital da Bahia (HBA) como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica e do cirurgião com excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o médico Marcelo Zollinger, ambas certificações conferidas pela SurgicalReview Corporation, Src, o hospital promove a palestra “Momento Atual da Cirurgia Bariátrica no Brasil e no Mundo: o desafio da obesidade”. O palestrante é o professor Luís Vicente Berti, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), no próximo dia 1º de junho, às 19h, no auditório do Hotel Mercure, na Av. Professor Magalhães Neto.

O evento vai reunir médicos, estudantes e pesquisadores para debater o assunto. “Será um momento de discussão de imenso apelo social, médico e científico, pois visa abordar o tema da obesidade, todas as políticas públicas que massificam a sua prevenção e o grande desafio da sociedade no combate a esta questão tão importante”, afirma o cirurgião de excelência em Cirurgia Bariátrica e superintendente executivo do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinger.

A obesidade reflete de sobremaneira na saúde física e mental do indivíduo. A prevalência se acentua com a idade, principalmente na faixa etária entre 45 e 54 anos. Diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares são algumas das comorbidades que afetam a pessoa obesa.

Dados do IBGE apontam que cerca de 50% da população da região Nordeste está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade.A Bahia segue a média regional, apresentando índices próximos aos 50% destacados pelo instituto. A Organização Mundial de Saúde aponta que a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.

Sobre o palestrante

Com 20 anos de experiência em cirurgia da obesidade, Dr. Luiz Vicente Berti é um dos mais respeitados cirurgiões da especialidade. Como um dos precursores deste procedimento no país e um dos pioneiros desta cirurgia por vídeo-laparoscopia, o Dr. Luiz Vicente Berti já realizou mais de 3.500 operações.É membro das mais importantes Sociedades nacionais e internacionais na área de cirurgia, tais como Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), International Federation for Study of Obesity (IFSO), American Society of Bariatric and Metabolic Surgery (ASBMS), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (SOBRACIL) dentre outras.
Como um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), ocupou diversos cargos e conduziu, durante seu mandato como Presidente, dois importantes estudos nas áreas de obesidade e de diabetes. Foram duas pesquisas nacionais inéditas que traçaram o perfil de obesos e diabéticos no Brasil. Os estudos tiveram ampla repercussão nacional e foram apresentados em vários congressos das especialidades, posicionando-o como referência no seleto grupo de fontes científicas consultadas pelos mais importantes programas jornalísticos do país.

Serviço
O quê: Palestra “Momento Atual da Cirurgia Bariátrica no Brasil e no Mundo: o desafio da obesidade”
Quando: 1º de junho
Local: Auditório do Hotel Mercure – Avenida Professor Magalhães Neto.
Horário: 19h
Palestrante: Dr. Luiz Vicente Berti