Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Hospital da Bahia debate critérios para serviço de Home Care

O tratamento por meio do Serviço de Home Care foi debatido em palestra realizada nesta quarta-feira (20) no Hospital da Bahia. O evento, destinado ao público interno, tratou dos critérios clínicos e sociais para a atenção domiciliar e a importância deste serviço no contexto em que os hospitais estão inseridos.

“As emergências estão recebendo um número cada vez maior de pacientes. Por isso nós temos que fazer esforços e encontrar alternativas para garantir ao paciente o maior conforto possível em seu processo de recuperação. Por isso é preciso massificar essas informações para que as famílias entendam como funciona e a importância do serviço de home care”, explica o superintendente executivo do Hospital da Bahia, Marcelo Zollinger.

A palestra foi ministrada pela médica e coordenadora do Serviço de Home Care da S.O.S Vida, Monica Moreno, que destacou os critérios para a desospitalização dos pacientes com segurança. De acordo com ela, a equipe envolvida no processo precisa observar atentamente os protocolos exigidos para a transição do cuidado hospitalar para o cuidado domiciliar.

“Pendências de exames, diagnósticos não firmados, não preenchimento de critérios clínicos e sociais e a inexistência de cuidados são algumas barreiras para a indicação ao serviço de home care”, alertou a médica.

A assistente social do Hospital da Bahia, Lívia Tanner, também ressaltou os benefícios do serviço de home care para instituições médicas no que diz respeito a rotatividade de leitos.