Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Hospital da Bahia assinou Acordo de Cooperação Científica com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Um acordo de cooperação científica foi celebrado, em 23 de fevereiro, entre o Hospital da Bahia (HBA) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FAMUL), uma das mais respeitadas do mundo. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Faculdade e contou com a presença de convidados do corpo docente e diretores da instituição portuguesa, dada a relevância do acordo internacional. O diretor geral da FAMUL, o Prof. Fausto Pinto, assinou o protocolo com o superintendente do Hospital da Bahia (HBA), Jadelson Andrade. A cerimônia contou, ainda, com a presença do Prof. Evgeny Shlyakhto, do Almazon National Medical Research Center, de São Petersburgo, na Rússia que assinou protocolo idêntico entre as duas instituições de ensino.

“O acordo pressupõe a troca de experiências científicas no âmbito da pesquisa clínica e profissional com o envio de médicos e enfermeiros do Hospital da Bahia para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, como também, a recepção deste mesmo perfil de profissionais no Hospital da Bahia com o intuito de realizarem cursos avançados de qualificação na área de saúde, participações em cursos e workshops realizados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (IEP-HBA)”, esclarece Jadelson Andrade.

Além deste intercâmbio profissional na área de saúde entre as duas instituições, o acordo tem por objetivo inserir o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia como um braço de pesquisa internacional dentro da União Europeia (UE), através do estreitamento das relações com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FAMUL). “Eu vejo a consolidação deste acordo de uma relevância muito grande, porque a FAMUL tem grande prestígio científico em Portugal e na Europa como um todo. É uma oportunidade do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia de se integrar ao que há de melhor em assistência à saúde pela comunidade europeia”, complementa Jadelson Andrade.

Prof. Evgeny Shlyakhto, o diretor geral, Fausto Pinto e o superintendente Jadelson Andrade

Cerimônia realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa