Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Hospital da Bahia apresenta Sistema de Gerenciamento de Protocolos de Sepse

O Hospital da Bahia lançou nesta quarta-feira (1º de abril) o Sistema para Gerenciamento de Protocolos de Sepse no formato online.
Em palestra realizada no auditório Jorge Torreão, a infectologista Edilane Gouveia e a enfermeira responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança, Olívia Palmeira, explicaram como o novo método de cadastro vai agilizar o processo de atendimento ao paciente.
 
“O grande plano da qualidade é pensar na segurança do paciente. Poucos hospitais no Brasil usam um sistema online para gerenciar protocolos de Sepse. Habitualmente as instituições fazem o controle pelo método clássico, utilizando material impresso, em papel. A proposta de lançamento das informações direto, via online, utilizando o sistema de prontuário eletrônico, será um dos diferenciais do Hospital da Bahia”, afirma a enfermeira.
 
A infectologista Edilane Gouveia alertou para os números de mortes por Sepse nos hospitais do Brasil e ressaltou a importância da criação de medidas, como o sistema de gerenciamento implantado pelo HBA, que contribuem para minimizar os riscos.
 
“A Sepse chama atenção, pois não depende de uma comorbidade para se manifestar. Os dados mostram que no Brasil 30 em cada 100 admissões nas UTIs são por Sepse. Mostram ainda que é a responsável por cerca de 70% das mortes nos hospitais públicos e 50% nos privados”, concluiu a infectologista.

A apresentação do protocolo no Auditório Jorge Torreão do Hospital da Bahia contou com a presença de todo o corpo clínico do hospital, coordenadores médicos de especialidades e do corpo de enfermagem.

A reunião foi aberta pelo Superintendente Executivo do Hospital da Bahia, Dr. Marcelo Zollinger, e pela Dra. Marianna Andrade, presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa do HBA, e ainda pela Dra. Marcia Sampaio, coordenadora do serviço de infectologia do hospital.