Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Equipe de infectologia do Hospital da Bahia participa de Congresso Mundial em Amsterdã

Considerado um dos mais importantes eventos da infectologia do mundo, o 26º Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID 2016) aconteceu entre os dias 9 e 12 de abril, na cidade de Amsterdã, Holanda, contando com a presença da infectologista e coordenadora do Serviço de Infectologia do Hospital da Bahia (HBA), Márcia Sampaio, juntamente com a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HBA, Edilane Boaventura.
Mais de 11,5 mil especialistas de 123 países discutiram acerca dos principais avanços na área da microbiologia clínica, no diagnóstico das doenças virais, bacterianas e fúngicas, com técnicas de biologia molecular. “Também esteve como tema o desafio do tratamento das principais doenças infectocontagiosas, na população em geral, em subpopulações de pacientes imunodeprimidos, transplantados, portadores de doenças oncológicas, alem das infecções relacionadas à assistência à saúde”, acrescentou Márcia Sampaio.
Foram mais de 200 sessões de atividades, dentre elas palestras, simpósios e sessões orais, oficinas educativas, e mais análises dos mais de 3 mil resumos apresentados. As doenças emergentes como a epidemia do Zika Virus, o transplante de microbiota fecal, para o tratamento da diarreia por Clostridium difficile, e as avanços na área de vacinas, também estiveram em pauta.