Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Ecografia em Medicina Intensiva melhora o diagnóstico em pacientes nas UTI’s

Com o objetivo de contribuir cada vez mais para o aperfeiçoamento dos profissionais da área médica no Estado da Bahia, o Hospital da Bahia (HBA), através do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP-HBA), trouxe para Salvador o curso de Ecografia em Medicina Intensiva e Emergência.

O curso, que tem carga horária de 16 horas, foi realizado entre os dias 10 e 11 de julho pela equipe médica do Hospital da Bahia, composta pelos especialistas em Medicina Intensiva Júlio Neves, Max Pattacini e Dimitri Gusmão, todos com qualificação internacional, na França e Bélgica.

“O objetivo é incentivar o uso da ultrasonografia para aperfeiçoar o diagnóstico e tratamento de pacientes graves em leitos de UTI. Não existe esse curso em Salvador e as UTI’s do Hospital da Bahia são pioneiras no uso deste tipo de equipamento”, explica o médico intensivista, Júlio Neves.

Os profissionais que participaram do curso tiveram acesso a um vasto e qualificado conteúdo como, por exemplo, casos clínicos de pacientes graves, comuns em UTI e Emergência; ensino sobre exames em pacientes numa situação vista como “normal”, e aula prática com manequins, complementando o conteúdo teórico.