Confira nossas dicas de Verão

Temperatura acima dos 30°C, praias lotadas, sol forte, férias e muita festa. O verão já chegou e é tempo de relaxar – mas não com a sua saúde!

1. Hidrate-se frequentemente.

Com o aumento da temperatura, é importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, já que as perdas de líquido e de sais minerais são maiores do que em outras estações.

2. Alimente-se corretamente.

As temperaturas elevadas podem provocar uma inibição da fome, ao contrário de períodos mais frios que aumentam o nosso apetite. Esse efeito induzido pelo calor pode agir negativamente se não nos atentarmos. Consuma alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes e carnes magras.

3. Atenção ao excesso de álcool.

Especialmente no verão e em festas de amigos, o consumo de bebidas alcoólicas é mais frequente. Além de conter calorias a mais, quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação, uma vez que o álcool age como um diurético.

4. Proteja os olhos.

As altas temperaturas favorecem a multiplicação de microorganismos responsáveis pela conjuntivite. Além disso, a água do mar e da piscina causam, frequentemente, irritação aos olhos. Lembre-se sempre de usar óculos escuros, bonés e colírios, sob orientações médicas.

5. Fuja de locais fechados.

Ambiente arejado, bem ventilado e bem limpo afasta o risco de doenças respiratórias, como gripes e pneumonias, agravadas pela alta temperatura, poluição e clima seco.

6. Proteja a sua pele.

O protetor solar deve ser aplicado, no mínimo, três vezes ao dia, em um FPS acima de 30, a variar de acordo com cada tipo de pele. Após mergulhos, tanto de mar quanto de piscina, é necessário reaplicar o produto para se manter protegido.

7. Cuidado com alimentação fora de casa.

Por ser a estação das férias, é comum consumir alimentos fora de casa. É preciso manter a alimentação balanceada, contendo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Além disso, preste bastante atenção na qualidade da comida nos restaurantes e nas praias.

8. Inflamação nos ouvidos.

Passar o dia mergulhado na água pode ser o suficiente para uma criança ficar com o ouvido inflamado. A doença pode ser causada por fungos ou bactérias, provocando zumbido e dor intensa. É importante que se tenha um cuidado especial com mergulhos longos. Lembre-se de procurar um médico a qualquer sinal de inflamação nos ouvidos.

Postagens Recentes