Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Cardiologista Jadelson Andrade foi homenageado com a Comenda 2 de Julho

Mais de 300 convidados, entre personalidades civis e militares,  foram homenagear o médico condecorado na última sexta-feira (04), na Assembléia legislativa da Bahia.    

Em sessão especial e bastante prestigiada por médicos, amigos, autoridades, personalidades civis e militares, o médico cardiologista Jadelson Pinheiro de  Andrade recebeu a Comenda 2 de Julho, no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. o evento foi realizado no dia 4 de março.  

O autor da honraria, o deputado estadual Euclides Fernandes, em seu discurso, destacou o reconhecimento ao trabalho do cardiologista, como médico, professor, diretor de entidades associativas na Bahia e no Brasil e por sua expressiva atuação na cardiologia baiana, brasileira e internacional.

 “Paralelamente a atividade assistencial que faz aos seus pacientes, o médico Jadelson Andrade, empresta seu brilhantismo a outras atividades diretamente ligadas à cardiologia como o fez quando exerceu a presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), onde desenvolveu inúmeros projetos e programas buscando reduzir os altos índices de mortalidade por doenças do coração no Brasil  ”, enfatizou o parlamentar.

A Comenda 2 de Julho é a mais alta condecoração do legislativo baiano por representar a data  histórica maior da Bahia e simboliza o sentimento motivador de libertação e emancipação do povo baiano. No seu discurso de agradecimento ao propositor da Medalha e seus pares, o médico muito emocionado falou “ com este gesto os senhores enriqueceram definitivamente a história da minha vida. Tenho plena consciência de que os senhores deputados estão homenageando não a pessoa, mas a história de um médico, que aos 11 anos de idade, saiu da cidade de Ipiaú – Ba, levando na bagagem os valores adquiridos dos pais e um sonho: o de estudar para se tornar médico”..

No momento da entrega da Comenda 2 de Julho,  todos os familiares, a esposa Tânia Andrade, seus filhos, José Mendes e a médica cardiologista, Marianna Andrade, juntamente com genro, nora e netos abraçaram emocionados o familiar homenageado. Após a solenidade presidida, pelo presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, foi servido um coquetel, assinado pela promoter Lícia Fábio, ao público convidado.

O evento contou ainda com as presenças honrosas do Dr. Florentino Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); do Dr. Fábio Villas Boas, secretário de Saúde do Estado da Bahia; do deputado federal, Lúcio Vieira Lima; do superintendente executivo do Hospital da Bahia (HBA), Dr. Marcelo Zollinger; do presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro; do presidente da Associação Bahiana de Medicina, Robson Moura; do presidente do PMDB na Bahia,  Geddel Vieira Lima; do presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, deputado José Carlos Araujo; do jornalista Samuel Celestino;  do ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha; do deputado Estadual Leur Lomanto Jr, e  representantes do CREMEB, SINDHOSP, diretores de hospitais, coordenadores médico e de enfermagem do Hospital da Bahia e vários colegas de profissão. 

 

Sobre o homenageado

 Jadelson Andrade é Superintendente e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital da Bahia. Fellow da American College of Cardiology e da European Society of Cardiology. Foi presidente da Associação Bahiana de Medicina, Vice Presidente da Associação Médica Brasileira e Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2012 – 2013). Em agosto de 2015 fez o lançamento do livro “ Prevention of Cardiovascular Diseases”, editado na versão em inglês, em Londres na Inglaterra.

Foto Medalha

MEDALHA(Foto: Studio Kin Kin)