Hospital da Bahia

Telefones Para Contato

HOSPITAL:
(71) 2109-1000

CENTRO MÉDICO:
(71) 2109-2000

Acidente com idosos tem maior incidência nas emergências ortopédicas

A prática irregular de atividade física é a principal responsável pelos casos

Os idosos estão mais preocupados com a saúde, o que vem aumentado a participação desse grupo em atividades físicas. Mas a prática irregular de exercícios representa riscos por parte da melhor idade, sendo uma das principais demandas de atendimento nas emergências ortopédicas, conforme explica o ortopedista Adalberto Visco, coordenador da emergência ortopédica do Hospital da Bahia/Ortoped, funcionando 24 horas desde o último dia cinco de janeiro.

“A maioria das situações que recebemos na emergência são traumas como entorses de tornozelo, lesões do ombro e fraturas. A fragilidade dos ossos por causa da idade e a prática de esportes sem orientação profissional deixa a pessoa idosa mais suscetível a lesões”, relatou.

A osteoporose, reflexos mais lentos, diminuição da força muscular e alterações do equilíbrio, da visão e da audição também estão entre os fatores que podem levar o idoso a sofrer uma queda e, consequentemente, a fratura óssea.
Para minimizar os índices de lesão, o ortopedista recomenda que a população idosa procure um profissional de educação física ao praticar uma atividade esportiva e mantenha uma alimentação saudável, rica em cálcio.

Atendimento integrado

Adalberto Visco ainda ressalta a necessidade do atendimento ortopédico integrado e multidisciplinar em casos de emergência e reforça a importância da parceria entre a Clínica Ortoped e o Hospital da Bahia, que possui uma estrutura completa para suporte em diagnóstico e tratamento.

“A localização dentro de uma unidade hospitalar permite agilidade no atendimento. O tempo de espera fica menor, temos maior possibilidade de encaminhar para um internamento, caso seja necessário. Temos uma importante parceria com o hospital, já que nossa emergência está integrada com a emergência geral do “Hospital da Bahia”, afirma o ortopedista.